Para quem deseja perder peso, é importante reconhecer a importância dos alimentos saudáveis que ajudam a equilibrar a alimentação. A par destes alimentos, é importante conhecer o top dos alimentos que engradam, eles devem sair totalmente da dieta de quem deseja emagrecer.
Pão branco
Feito com açúcar refinado, sal e conservantes é muito eficaz na redução do metabolismo e acumulação de gorduras. Se não consegue resistir ao pão troque- o pelas versões integrais
Massa
Não é a massa em si que engorda, mas sim aquilo que se acrescenta : queijo, natas, molhos…
Café
Reduza o número de cafés que consome diariamente ou beba-o sem açúcar.
Álcool
As bebidas alcoólicas são ricas em calorias, beba moderadamente e dê preferência aos vinhos.
Refrigerantes
Os refrigerantes são altamente calóricos e têm uma grande quantidade de açúcares e conservantes que aumentam a sensação de fome.
A barriga inchada pode ter muitas origens mas a mais comum está relacionada com a má alimentação ou má digestão. Agora que o calor aperta e as roupas diminuem siga as nossas dicas que ajudam a desinchar a barriga.
- Mastigue devagar os alimentos.
Mastigar correctamente os alimentos é o primeiro passo para evitar a barriga inchada, se mastigar os alimentos devagar a digestão será mais rápida, por outro lado, a sensação de saciedade demora a chegar ao cérebro se você comer devagar , o cérebro vai receber a mensagem e você vai comer menos.
O que come é fundamental, quando se servir de comida lembre-se deste truque, metade do prato deve ser só salada crua, sem molhos. A outra metade é divida numa porção de carbo hidratos( prefira os integrais ) e outra porção de proteínas.
Ao longo do dia beba bastante água e chã, mas evite beber depois das 19 h. Beber durante as refeições também ajuda a reter líquidos por isso deve evitar.
Faça 6 refeições ao longo do dia, coma várias vezes ao dia mas em poucas quantidades. As refeições devem ser divididas em : pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
Cuidados:
- Evite ingerir refrigerantes, feijão, pão, queijo, carne vermelha, salsicha, estes alimentos incham a barriga e causam gases.
- Prefira os alimentos ricos em fibra e integrais : arroz, cereais e pão integrais, legumes, verduras, carnes magras e frutas devem constar em seu cardápio.
- Faça exercício fisico.
Perder peso é fácil, o difícil é manter o peso desejado. As dieta milagrosas são tão restritivas que acabamos por ganhar os quilos perdidos facilmente. Uma perda de peso saudável exige uma redução nas porções consumidas.
- A substitua os alimentos ricos em gordura por outros com baixo teor de gordura, prefira os alimentos integrais e as versões magras.
- Coma fruta entre as refeições,desta forma vai saciar a fome e comer menos nas refeições principais.
- Faça entre 5 a 6 as refeições diárias.
- Coma com calma, sente-se e mastigue bem, uma boa mastigação dos alimentos ajuda na digestão e aumenta a sensação de saciedade.
- Beba cerca de 2l de água por dia, de referência fora das refeições. Também pode consumir chã e café com adoçante.
- Coma massas, estas ajudam a saciar a fome e dão energia, mas devem ser consumidas sem molhos.
- Evite as carnes vermelhas, prefira frango, peru e coelho,estas devem ser gralhadas ou cozidas.
Uma dieta deve ser acompanhada pelo seu médico e complementada com exercício físico.
Porque é que uma dieta resulta numa pessoas e não resulta noutra, porque é que perdemos um quilo e depois engordamos 2, vamos tentar responder a essas e a outras questões.
- Não faça uma dieta: altere a sua alimentação.
Quando se começa uma dieta, a tendência é cortar alimentos e contribuem principalmente para nos dar energia, isto faz que depois de alguns dias nos apeteça comer tudo e mais algumas coisa. O melhor é elaborar um plano alimentar equilibrado e cortar de vez com as dietas radicais.
- Anote tudo o que come diariamente
Durante uma semana anote tudo o que comer, desta forma vai ver os erros que comete e corrigi-los.
- Mude a maneira como compra
Os alimentos frescos, cozinhados em casa são muito melhores e mais baratos que as refeições dos restaurantes e das refeições pré-preparadas. Quando for ao supermercado analise as soluções mais saudáveis, vai ver que vale a pena
Faça um horário e coma sempre de 3 em 3 horas, nem que seja uma peça de fruta e nunca salte o pequeno almoço.
Sente-se para comer e aprecie a sua refeição, leve o tempo necessário. Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
Muitas vezes a sensação de fome é na verdade sede. Beba um copo de água a cada hora.
- Coma 5 porções de fruta e vegetais por dia
A dieta dos 5 passos reúne um conjunto de 5 atitudes, comportamentos e maneiras de estar que garantem a perda de peso de forma saudável. Esta dieta reúne tudo aquilo que sabemos que devemos fazer para perder peso mas que só experimentando comprovamos que realmente resulta.
1º passo- Exercício físico
Faça um treino repartido, ou seja, 15 minutos de manhã e 15 minutos à tarde, de exercício cardiovascular, 3 vezes por semana
2º passo – Comer as gorduras certas
O nosso organismo precisa de gordura para funcionar correctamente, o truque é mesmo comer a gordura certa. O Omega 3 (salmão, cavala, sardinha, atum e arenque), o óleo das sementes de linhaça e as nozes.
3º passo- Alimentos de índice glicémico baixo
O índice glicémico mede a quantidade de açúcar que “entra” na corrente sanguínea após a ingestão de um alimento
- vegetais
- maçã
- pêra
- morangos
- feijão
- grão
- lentilhas
- soja
- flocos de cevada integral
- massas integrais
- arroz integral
- pão integral
4º passo -Comer de 3 em 3 horas
O organismo precisa de manter os níveis de insulina e de glicose estáveis para evitar as quebras de energia e a perda de massa muscular, quando temos quebras de energia sentimos mais fome, o ideal é fazer pequenas refeições para não sentir fome.
5º passo- Hidratação
Deve beber cerca de 2 litros diários de água, pode substituir a água por chá ou sumos naturais.